quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Hooks — As 10 melhores linhas de baixo de Peter Hook

"I'm one of the few people who lives what's called a Low-Life"



Um dos meus heróis faz hoje 64 anos. Peter Hook foi o baixista dos Joy Division e dos New Order, mas o seu papel era muito mais do que ser simplesmente "o baixista". Era dele que vinham as linhas de baixo sobre as quais foram construídos muitos dos temas que todos conhecemos e amamos dos JD e dos NO. "Love Will Tear Us Apart"? Começou com um riff do Hooky. "Transmission"? Idem. "Ceremony"? Mais um hook do Hooky. 

A juntar a tudo isto, Peter Hook foi o gajo mais cool dos anos 80. E sim, estou a contar com esses todos. Um badass que fez o baixo parecer um ceptro. No dia do seu aniversário, recordemos então as 10 melhores linhas de baixo do Peter Hook. 10 hooks do Hooky.

10. New Order — "Blue Monday" (12" single, 1983)

https://www.youtube.com/watch?v=LQaehcfXvK0

Ao contrário da maioria dos temas desta lista, o "Blue Monday" não foi construído à volta da linha de baixo do Hooky, mas vale uma entrada porque aquela linha do "don-don-don-don-don-don-don-don-don-don-don" (são onze, eu contei) é uma das mais icónicas e mais instantaneamente reconhecíveis linhas de baixo de sempre.

9. Joy Division — "Shadowplay" ("Unknown Pleasures", 1979)

https://www.youtube.com/watch?v=yPt3-lB5Lsc

"Shadowplay" é o exemplo perfeito de como as canções nos Joy Division eram construídas à volta do que quer saía do baixo do Hooky. Também como muitos outros temas dos JD, "Shadowplay" começa calmo e apenas com o baixo de Peter Hook e depois cresce e torna-se num monstro maníaco, com a guitarra de Bernard Sumner a rasgar a paisagem apoiada na melodia do baixo. Tema monstruoso.

8. New Order — "Dreams Never End" ("Movement", 1981)

https://www.youtube.com/watch?v=78To_JhbmT0

O primeiro tema do primeiro álbum dos New Order começa com uma linha de baixo do Hooky, a qual segura e conduz todo o tema. Também é um dos poucos temas cantados por Peter Hook, antes da banda se aperceber que a voz do Barney era, obviamente, muito melhor. Principalmente ao vivo, fora da capa do senhor Martin Hannett, como podem constatar pelo vídeo em cima.

7. New Order — "Sunrise" ("Low-Life", 1985)

https://www.youtube.com/watch?v=krDVGJacmmY

Peter Hook perdeu protagonismo na passagem dos New Order para um estilo mais electrónico ao longo dos anos 80. Muito dos temas outrora construídos à volta dos hooks do seu baixo passaram a ser conduzidos por loops saídos das drum machines de Gillian Gilbert. Mas nem todos. A pegada de Hooky continuou pesada e apareceu em temas como "Sunrise", fundado num riff monstro que nos é atirado à cara ao longo de toda a canção. Adoro o álbum "Low-Life". Para mim, é este o pico dos New Order. Logo a seguir viria o Robie com as 8 palavras fatídicas...

6. New Order — "Leave Me Alone" ("Power, Corruption And Lies", 1983)

https://www.youtube.com/watch?v=THdLMFzJjG0

O álbum "Power, Corruption And Lies" tinha tudo para ser a consagração dos New Order. Na ressaca do sucesso de "Blue Monday", a banda estava em ponto de rebuçado para conquista do mundo. Mas em vez de procurar a unanimidade dos hits transversais, como outros dos seus pares da altura (estou a olhar para vocês, Simple Minds), os New Order escavaram ainda mais na sua idiossincrasia sonora. "Leave Me Alone" fecha o álbum e parece que quer deixar esta mesma mensagem subliminar. Fim de festa para os New Order. De volta à cave.

5. New Order — "The Perfect Kiss" (12" single, 1985)

https://www.youtube.com/watch?v=x3XW6NLILqo

Peter Hook é taxativo a identificar o momento do fim dos New Order. Quando a banda de Manchester foi convidada a gravar um tema para banda sonora de Pretty In Pink, a editora pressionou a que o produtor John Robie fosse ao estúdio dar uma ajuda nas sessões de gravação. Foi aí que Robie se saiu com as 8 palavras que — segundo Hooky — acabaram com os New Order: "Bernard, you know you're out of tune, right?". Os New Order não acabaram, mas deixaram de ser aquela força imprevisível de onde tudo era possível. Não é surpresa por isso que o tema mais recente desta lista seja o último a ser gravado antes das sessões produzidas por John Robie.

"The Perfect Kiss" é o melhor exemplo de como Peter Hook tomou partido da ascensão da sonoridade electrónica na música dos New Order. Hooky passou a ter mais liberdade para pintar as canções com linhas de baixo mais eloquentes e imaginativas. Já vimos o caso mais célebre no número 10 desta contagem ("Blue Monday"), mas a melhor linha de baixo de todas desta era foi a de "The Perfect Kiss"; simultaneamente o meu tema favorito dos New Order (na sua versão 12" — importante pormenor) e o vídeo onde Hooky apresenta o estilo que eu certamente adoptaria se tivesse vivido nos anos 80. Só duvido que seria tão cool como o Hooky.

4. New Order — "Age Of Consent" ("Power, Corruption And Lies", 1983)

https://www.youtube.com/watch?v=k_c6Tt__grQ

É o tema favorito de Peter Hook nos New Order e é fácil perceber porquê. Abre o álbum mais sólido da banda às cavalitas de uma das suas melhores linhas de baixo.

3. New Order — "Ceremony" (single, 1982)

https://www.youtube.com/watch?v=ldxQA9W2474

Peter Hook, Bernard Sumner e Stephen Morris gravaram 3 versões diferentes de "Ceremony": a primeira, ainda com Ian Curtis, sob o condado dos Joy Division, o qual foi o último tema da banda; a segunda, só os três, lançada como o primeiro single dos New Order com a capa verde e dourada; e a terceira, já com Gillian Gilbert, também lançada em single. mas com a capa branca e azul-água. A melhor de todas, perdoem-me os puristas, é a última. O riff de Hooky é ligeiramente diferente e a sonoridade dos New Order já lá está.

2. Joy Division — "Love Will Tear Us Apart" (single, 1980)

https://www.youtube.com/watch?v=zuuObGsB0No

Como tantos temas dos Joy Division, "Love Will Tear Us Apart" nasceu de uma linha de baixo de Peter Hook. Ian Curtis pediu-lhe para repetir o riff que tinha acabado de ouvir, pegou na guitarra e o resto é história.

1. Joy Division — "Transmission" (single, 1979)

https://www.youtube.com/watch?v=6dBt3mJtgJc

Uma das grande inovações na sonoridade dos Joy Division nasceu de necessidade. As linhas de baixo proeminentes de Peter Hook surgiram do facto do seu amplificador ser muito mau e essa ser a única forma de ele se ouvir quando tocava ao vivo nos primeiros tempos dos Warsaw e Joy Division. O seu baixo acabaria por tomar conta das melodias dos JD, enquanto que a guitarra de Barney adicionava as texturas.
De acordo com o próprio Hooky, o primeiro tema que a banda tocou num pub e fez a audiência baixar as pints e olhar para o palco foi "Transmission", o arquétipo da canção dos Joy Division construída à volta de um hook de Peter Hook, esfregado na cara do início ao fim da canção. Fenomenal.

A playlist:

Para vossa comodidade, está tudo organizadinho num playlist do Spotify. Não têm de quê.


https://open.spotify.com/playlist/74iTtUcUkRFb9HxPh4D3DW?si=7h2kLxu9QQqhRlGT9mEqDA

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